Loading...

Grupo de Gestantes

Grupo de Gestantes

.

A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, por gestores e pelos Governos.

A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social (FALCONE et al, 2005). 

O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde (MS, 2006). 
O trabalho do NASF tem criado um vínculo entre profissional e paciente, favorecendo a participação ativa de todos, tornando gratificante para ambas as partes com o objetivo de enfatizar a importância dos grupos de gestantes. 
As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes abordam temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelos técnicos envolvidos.

Em nosso município o Grupo de gestantes acontece toda 2ª terça feira de cada mês na Unidade de Saúde Dazila Braga, NASF e vêm abordando diversos temas acima para orientar, ajudar e preparar as gestantes para melhor gestação e cuidado com seus bebês.

Nos encontros dos grupos acontecem exercícios educativos, palestras, dinâmicas e sorteios de brindes para as gestantes. No grupo do mês de maio foi realizado no dia 14/05 pelas  fisioterapeutas Karine e Diuliane com o tema: Alterações posturais na gestação com exercícios e os seus principais exercício para preparar a mulher durante a gestação.