CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE VARGEM GRANDE DO RIO PARDO.

2022-09-21 13:00:55 Atualizado há 1 anos 7 meses 2 dias 9 horas 36 minutos 49 segundos

Cultura

835

Sua origem está relacionada com a passagem de romeiros que iam a cavalo, mula e carro de boi, passando por Vargem Grande em peregrinação à Bom Jesus da Lapa, Bahia.

Vargem Grande, além de ser uma área onde pessoas refugiavam, haviam várias famílias vindas de outras partes do Norte de MG e da Bahia. Essas famílias se escondiam na região devido a conflitos de cangaceiros, revoltosos, pistoleiros e outros. Esses povos foram a base para a formação das primeiras famílias que se estabeleceram e começaram o povoamento e as demarcações territoriais do município.

ORIGEM DO NOME
O nome da cidade vem de “várzea”, tem relação com os terrenos planos comuns e em grande quantidade na região. Já o restante do nome, refere-se a localização do município no alto do Rio Pardo.

A região é caracterizada pela simplicidade e peculiaridade das cidades interioranas, como: ruas tranquilas e seguras, povo hospitaleiro. É também rica em manifestações históricas por meio de festas tradicionais e belezas naturais como: cachoeiras, rios e riachos, além de artesanato e culinária local.

CACHOEIRA DOS BURACOS
Localizada em um ambiente de pedras planas, sendo propícia à atividades de lazer, permitindo assim banhos tranquilos e sem riscos a todas as idades. O rio perpassa pela região formando piscinas naturais rasas e com queda d’ água. Para chegar ao local, basta seguir a trilha pela estrada Antônio Alves Sobrinho até a Fazenda dos Buracos.