Sobre

INFORMATIVO SOBRE O CORONAVÍRUS


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

INFORMATIVO SOBRE O CORONAVÍRUS

Coronavírus: todos tem acompanhado diariamente na TV e nas redes sócias a expansão e a gravidade do vírus. Muitos pensam que, por estarmos em um município pequeno e distante, estamos livres e sem nem um perigo. No entanto a gente pede a todos que tomem cuidado. As vezes a gente tem um filho que estuda fora e vai lá vê-lo, anda ónibus, frequenta lugares aglomerados, temos também os que vão a São Paulo visitar a família, ou trabalhar, outros vão fazer compras em outros estados. Esse transito de pessoas, pode fazer com que o vírus chegue aqui na cidade e até na zona rural, não estamos livres desta pandemia. O melhor e evitar viagens, evitar lugares cheio de pessoas, tomar todos os cuidados em que as equipes de Saúde tem orientado. Vivemos uma cultura e somos por natureza acolhedores e receptivos, isso é uma característica do povo de Vargem Grande, mas o momento nos pede um esforço para mantermos a segurança de nossas famílias, nada de abraços, apertos de mãos, conversas muito próximas um do outro, ações de nosso dia a dia, que hoje pedem atenção dobrada. Pedimos aos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais que quando virem na cidade, tenham atenção e evite aglomerações, ao saírem dos bancos, correios, lugres com muita frequência de pessoas, sempre busque usar o álcool ou lavar as mãos. Todo cuidado é pouco. Para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Na manhã desta segunda feira (16/03), observamos que diversos estados es municípios tem adotado medidas de proteção contra a propagação do Vírus. No Brasil está sendo monitorado diversos casos suspeitos da doença,
O Ministério da Saúde nos comunicou que a campanha de Vacinação contra a gripe será antecipada para 23 de março, devido a possibilidade de melhor detecção do coronavirus. Comunicaremos com maiores detalhes na próxima semana sobre o público alvo.
Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e atualmente o tratamento é de suporte baseado em sintomas, assim estamos diante de uma Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) por doença respiratória causada pelo novo coronavírus (COVID19), é importante que a população seja alertada quanto a transmissão, aos sinais e sintomas e medidas de prevenção.

Transmissão:
A transmissão do novo coronavírus pode acontecer de formas diferentes, como por vias respiratórias, por contato físico ou por meio de superfícies contaminadas, a mais comum ocorre em vias respiratórias isso significa não apenas pelo ar mas também por gotículas provenientes de espirros, tosse e da fala de indivíduos infectados.
A contaminação também pode ser por superfícies não limpas por isso é importante manter a limpeza do ambiente se possível utilizar álcool 70%, água sanitária ou até água com sabão.
O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas.
Ainda apontou para a segunda forma de contágio, por contato. “O costume latino-americano de abraçar, beijar, manter contato mais próximo pode vir a ser um risco maior para essas culturas”, disse. É recomendável evitar esse tipo de contato físico.

Casos suspeitos – Sinais e sintomas:
Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV) ou contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

As principais medidas de prevenção são:

1. Higiene de mãos com água e sabonete ou produto alcoólico (70%);
2. Etiqueta respiratória: quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço. Descartar o lenço no lixo e higienizar as mãos com água e sabonete ou produto alcoólico;
3. Procurar serviço de saúde caso apresente sintomas respiratórios
4. Manter os ambientes bem ventilados
5. Evitar viajar para as áreas de risco
Informo que as Equipes de VIGILÂNCIA EM SAÚDE do município estarão a partir desta nova semana desenvolvendo ações de orientações para toda população e principalmente nas escolas sobre essas medidas.