VARGEM GRANDE DO RIO PARDO CRIA ESTRATÉGIA PARA O COMBATE DO COVID19

VARGEM GRANDE DO RIO PARDO CRIA ESTRATÉGIA PARA O CO...

Diante da pandemia do COVID19  que assola o país e do aumento de casos da doença no estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Vargem Grande, realizou uma reunião técnica no dia 18 março com a presença do Prefeito Virgílio Costa (DEM) e Sr José Mauricio Secretário de Saúde para definir as estratégias que o Município vai adotar nesse período.

A principal ação será fazer o monitoramento e conscientização de pacientes idosos e pacientes com comorbidades pré-existente que encabeçam o grupo de risco através do sistema da Saúde na Família. Pessoas que não podem ficar expostas e deverão majoritariamente fazer quarentena.

Ficou definido ainda pelos gestores e equipe técnica que a cidade fará um monitoramento de pessoas que chegam ao município, com barreiras de bloqueios para orientação, pesquisa rápida de sintomas e se necessário encaminhamentos.

Os moradores que estão regressando de cidades onde o índice de contaminação está elevado e mesmo de outras, serão monitorados entre 7 a 15 dias como orienta o Ministério de Saúde e a OMS para evitar possíveis transmissões involutárias.

Para o Secretário de Saúde estamos todos em risco; “vamos orientar e manter o isolamento social, pois não temos estrutura de UTI suficiente para todos” , “em Vargem Grande faremos barreira até enquanto durar essa crise sanitária, não vamos ceder na educação em saúde” afirmou.

Para o Chefe do Executivo Virgilio Costa (DEM) “a saúde é sempre prioridade, minha alegria é quando sei que alguém se recupera, e nesse caso tem que ajudar, orientar e tratar do povo e vamos dar todas as condições para evitar que os munícipes sofram com esse problema mundial”.

Todas as ações terão como apoio a Polícia Militar da cidade, que sempre é parceira nas ações de saúde da Secretaria de Saúde.

Fonte: Secretaria de Saúde/fotos divulgação