VARGEM GRANDE DO RIO PARDO NO COMBATE AO COVID-19

VARGEM GRANDE DO RIO PARDO NO COMBATE AO COVID-19

Conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (SUS) e Secretaria de Estado as Saúde em seus protocolos e orientações para estratégias de combate ao COVID19 a Secretaria de Saúde de Vargem Grande do Rio Pardo aumenta os mecanismos de controle da pandemia no município.

Foi reforçado o controle nas blitz que acontecem desde março/20 na Comunidade de Itaipava, no Centro, na Rodovia de acesso para Montezuma e na saída para São João do Paraíso.

As barreiras funcionam das 07:00 as 17:00 hs, mas segundo o Secretário de Saúde José Mauricio “o governo municipal está trabalhando para estender esse horário nos próximos dias para as 22:00 hs e reforço o pedido, quem puder fique em casa, o isolamento nesse momento é o que temos para evitar o contágio.”

Está mantida ainda a barreira de orientação na feira livre que funciona no mercado municipal, todos os sábados equipes a Prefeitura Municipal de alguns setores se revezam no regime de escala para organizar o fluxo de pessoas, usuários e feirantes são orientados e recebe o álcool em gel na entrada e na saída do local, isso acontecerá por tempo indeterminado.

Perguntada de como está a compreensão e aceitação dos moradores quanto a exigência do uso da mascara como barreira e demais procedimentos além de informações a respeito da Covid19 informou Milena Almeida responsável pela estratégia de bloqueio; “Algumas pessoas aceitam muito bem, elogia e agradece pelas informações.” Entretanto há um grupo menor “que tem atitudes de negação ao corona vírus, rejeitam as orientações e em alguns casos chegam a tratar mal os servidores essa atitude é péssima uma vez que o isolamento ainda é o meio eficaz” lamenta a Coordenadora.

Além disso, segundo Milena, o setor de contingência montado exclusivamente pelo Prefeito Virgílio Costa e o Secretário de Saúde José Mauricio no regime de comitê recebe denuncias a qualquer hora do dia e da noite em geral, segundo ela, sobre pessoas que não cumprem a quarentena determinada pelo decreto municipal em vigor, o distanciamento e insistem na aglomeração, nesses casos o comando da Policia Militar é acionado para apoio de eventual intervenção, o que tem acontecido sempre.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação